• banner5.jpg
 

Cuidados essenciais dentro de casa

Suas janelas são teladas?

As janelas são sempre um perigo para gatos de apartamento. Eles adoram ficar vendo o movimento da rua e se distraem facilmente com pássaros e borboletas voando. Também gostam de dormir tomando seu solzinho e aproveitando o ar fresco que vem de fora. Em ambas as situações, podem perder o equilíbrio e cair. Isso dá aos gatos a fama de "suicidas", dada por pessoas que desconhecem o instinto do animal. O instinto de caça dos felinos, aliado ao seu desconhecimento de que sua casa está "acima do nível da rua", levam muitos destes acidentes a serem fatais.  É importante lembrar que quando o gato está de olho do lado de fora, é porque já está com vontade de ir atrás. Sua curiosidade é tamanha que neste momento não existe segundo, terceiro, ou vigésimo andar - ele simplesmente lembra que o movimento está perto dele, praticamente no "quintal" de casa - e por isso é fácil ir atrás. Por isso é errôneo o julgamento de que ele assume riscos ao "pular", como se fosse algo consciente. Uma queda até o 3° andar trará fraturas para o gato. Mais acima é fatal. Mas mesmo relativamente perto do terreo também pode ser fatal por não dar tempo a que o felino rotacione seu corpo para cair em pé.  Por isso, é extremamente necessário que as pessoas telem todas as janelas de seu apartamento. O procedimento é rápido e não é caro!

O ideal é que as telas sejam das de 3x3, para evitar dos gatos menores enfiarem a cabeça e morrerem enforcados, se não tiver ninguém atento ao mesmo.

Obs.: Telas de proteção sofrem desgaste natural com o tempo. Troque TODAS as telas a cada 5 anos. Se morar perto do mar avalie o material de tempos em tempos. O desgaste do nylon tira sua função de proteger sua casa de acidentes. E observe de tempos em tempos se os seus gatos não roeram alguma parte da tela.  Qualquer buraquinho a mais pode servir de acesso ao mundo exterior.

 

Ah! E não esqueça: basculantes de qualquer tamanho, qualquer altura e qualquer tipo precisam SIM ser telados. Não importa se a janela basculante é alta ou se fica dentro do box que "vive fechado", o risco existe e é absolutamente desnecessário, seja responsável! Pense que qualquer saída para o ambiente externo precisa estar protegida, não importa onde fique. Não os deixe somente fechados, coloque telas. Uma faxineira ou uma visita desavisada podem ser suficientes para o basculante ou o ambiente em que ele fica serem abertos e esquecidos, deixando seu gatinho exposto, já que a curiosidade do gato não tem limites e sim, uma pequena brecha é suficiente para eles saírem.

 

Poucos segundos são necessários para um acidente. Sim, gatos são "ninjas", arrumam forma inimagináveis de irem procurar novidade onde não devem, se penduram, são insistentes, curiosos, espertos.

 

Fonte